Pesquisa
Filtros
Fechar

HD vs SSD

Resumidamente, a função principal, tanto de um HD quanto de um SSD, é armazenar dados sem que haja a perda dos mesmos ao desligar o computador. O Hard Disk é composto de discos (pratos) cuja leitura e escrita é feita de forma magnética através da cabeça de leitura. Normalmente, quantos mais pratos houver em um dispositivo, maior a capacidade de armazenamento, e quanto maior for a velocidade (rpm) maior é a capacidade de transferência de dados.

guia-do-hardware

O Solid State Drive por sua vez é composto por vários chips de memória flash e tem como vantagem em relação ao HD à velocidade. Em tese, o tempo de boot de uma mesma versão do Windows, cai para menos da metade do tempo do que em um HD. Carrega aplicativos mais rapidamente, melhorando a performance geral do sistema. Não há necessidade de desfragmentação de arquivos, pois não há ganho de velocidade com este procedimento em SSD´s. Além de que, por não ter partes móveis, o SSD tende a ser mais durável e confiável, além de apresentar muito menos ruído e esquentar bem menos.

ssd

Ao admitirmos que, ambos fazem o mesmo trabalho, a desvantagem do SSD está em seu preço, que chega a ser o dobro de um HD normal de mesma capacidade.

Os HD’s surgiram em 1956 e com o passar do tempo diminuíram de tamanho, aumentaram a capacidade e a velocidade de leitura e escrita da informação. Os SSD’s passaram a ser disponibilizados pelas fabricantes como unidade primaria e em escala comercial em 2007 nos notebooks ou ultrabooks.

A escolha levará em consideração o objetivo de utilização, sendo que uma maquina com SSD terá melhor performance que a equipada com HD. Lembrando que a GPJ Informática, possui ambas as soluções com preços excelentes para você, clique aqui e confira!

0016582_hd-note-sata2-200-gb-toshiba-oem

 

Fontes: Palpite Digital .

Imagens: Guia do Hardware e Digital Trends.

Deixe seu comentário.