A Internet das Coisas (em inglês Internet of Things ou IoT) é a possibilidade de conectar diversos dispositivos e coisas em geral utilizados no dia-a-dia à Internet, podendo ser aplicada em casas, na agricultura, em empresas, na medicina, etc.

O conceito começou a ser discutido em 1991, quando a conexão TCP/IP e a Internet começaram a se popularizar. Bill Joy, cofundador da Sun Microsystems, teve a ideia de conectar dispositivos e redes. Em 1999 Kevin Ashton, do MIT, propôs o termo “Internet das Coisas” após dez anos de estudo e projetos, e escreveu o artigo “A Coisa da Internet das Coisas” para o RFID Journal, então o termo se popularizou.

trackage

IoT podem ser aplicada:

  • Nas chamadas casas inteligentes, que são residencias ou escritórios que fazem o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas comuns, auxiliando por exemplo no controle de iluminação, temperatura e aquecimento, portas e cortinas automáticas, segurança e Home Theater e Áudio, entre outros.

a1bd15_b647a57b69b84f1db351116ba6e34176

  • Na industria, onde ajuda a otimizar a gestão de recursos, processos, aumentando a eficiência e diminuindo gastos e incidentes.
  • Na logística, as empresas podem aumentar sua eficiência no atendimento ao cliente, possibilitando o encurtamento do tempo de entrega e melhora no atendimento.
  • Na saúde, tornando o acompanhamento de pacientes mais eficientes, uma vez que, aplicativos móveis podem se conectar a dispositivos diversos para obter e relacionar dados sobre o nosso corpo e assim saber as condições físicas e ambientais em que o paciente se encontra, evolução de doenças, etc.

portal-telemedicina

  • Na pesquisa de mercado, histórico e monitoramento de clientes, entre outros.

As aplicações e os benefícios são inúmeros, mas o grande desafio está em conseguir gerenciar e garantir a segurança dessa quantidade de dispositivos. Atualmente acontecem discussões sobre melhorias na segurança dessa tecnologia no mundo todo.

Fontes: techtudoSiemensportaltelemedicina.

Imagens: portaltelemedicina, CenturyLink, PCWorld, trackage.