Pesquisa
Filtros
Fechar

Outubro Rosa

 

Outubro chegou e com ele veio um assunto de suma importância, o câncer de mama. O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Existe tratamento para câncer de mama, que pode ser feito através do Sistema Único de Saúde, o SUS.

"De acordo com Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste."

Homens são os maiores incentivadores da campanha e para aqueles que ainda não sabem homens também podem ter câncer de mama, mesmo sendo bem menores os casos de diagnósticos em homens.

 

scorpions-21

 

É importante que as mulheres façam o auto exame com frequência, sendo recomendado que mulheres entre os 50 aos 69 anos façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

 

paramedico-auto-exame-mamas1

O Principais sintomas são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos
" O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. " Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

35

 

A campanha pode até acontecer em outubro, mas a prevenção deve ser feita o ano todo.

 

  Fontes: INCA Imagens:  Maisa Chaves, Belicosa, GPJInformática  

Deixe seu comentário.