A fonte tem o objetivo de transformar as tensões comuns da rede elétrica (AC ou VAC) em tensões contínuas (DC ou VDC) que alimentam os componentes e periféricos, servindo também, para filtrar ruídos e estabilizar a tensão de um computador.

Na hora de escolher uma fonte é importante verificar o consumo dos componentes internos que vão ser utilizados, podendo assim, definir a potência que seu computador necessita. É importante entender também, a diferença entre fonte real e nominal.

fonte-nominalfonte-real

As fontes nominais, são as mais comuns e mais baratas. Elas possuem uma potencia nominal, ou seja, geralmente possuem metade da potência informada pelo fabricante, possui circuitos mais frágeis que as fontes reais. Por sua vez, as fontes reais, possuem uma tolerância de 2% para mais ou para menos de entrega do valor indicado pelo fabricante, se uma fonte possui potencia de 500w, ela deve entregar entre 490w a 510w, além de possuir componentes mais robustos.

Mas caso ainda haja dúvidas, existem várias, ferramentas na internet (a maioria gratuita) que ajudam a escolha do fonte ideal.